Cuidar do Idoso em Contexto Familiar

O envelhecimento é considerado um processo da vida, assim como a infância, a adolescência e a maturidade, sendo que o envelhecimento é marcado por mudanças biopsicossociais específicas, associadas à passagem do tempo. O processo de envelhecimento implica uma sequência de incapacidades graduais que ocorrem ao longo da vida e que estão na base da redução da competência funcional, resultando numa maior dificuldade de realização das atividades de vida diárias, na incapacidade de manter a autossuficiência e finalmente a perda de independência.

Desta forma, torna-se relevante o autocuidado, sendo uma estratégia fundamental para a promoção da saúde, principalmente nos idosos. A manutenção de competências para o próprio autocuidado é a mais importante forma de contornar as incapacidades funcionais que podem levar à dependência do idoso.

Destinatários

Familiares cuidadores; auxiliares de Geriatria; todos os que tenham interesse nos cuidados aos idosos em contexto familiar.

  • Dotar o formando de estratégias para melhor desempenhar o seu papel de cuidador e proporcionar melhor bem-estar ao cuidador e à pessoa idosa.
  • O que é ser cuidador em contexto familiar?
  • Cuidados pessoais ao idoso em contexto familiar
  • Mobilizações e transferência
  • Alimentação

DURAÇÃO: 20h (Online) 

DGERT-original