Gestão de IPSS

Na atualidade, face ao envelhecimento e às necessidades prementes de uma melhor gestão de IPSS, é necessário dotar as pessoas de ferramentas que lhes permitam atender aos interesses dos utentes e ao seu envelhecimento ativo. Este curso visa, desta forma, completar eventuais lacunas na gestão de IPSS e direcioná-la para uma vertente mais humanizada e proativa.

Destinatários

A formação em Gestão de IPSS destina-se a profissionais e estudantes universitários, a frequentar o último ano de licenciatura e/ou mestrado integrado, em ciências sociais e humanas (psicologia, serviço social, educação social, sociologia, direito e outros). Destina-se igualmente a dirigentes associativos, diretores técnicos, técnicos superiores, coordenadores de serviço que desempenham ou pretendam vir a desempenhar funções de gestão em instituições do terceiro setor.

  • Identificar e caracterizar as Instituições que constituem o terceiro setor – economia social;
  • Adquirir noções de planeamento estratégico e de preparação, gestão e avaliação de projetos com base em metodologias participativas e potenciadoras de inovação social;
  • Desenvolver competências de gestão de recursos humanos de forma estratégica;
  • Adquirir competências de Gestão da Qualidade com base no “Modelo de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais” e por referenciais internacionais (ISO 9001);
  • Realizar casos práticos tendo sempre por base, uma perspetiva real, crítica e comparativa.
  • Introdução à Economia Social – Terceiro Setor
  • Mudança Organizacional – Gestão de Pessoas
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Princípios de Gestão de Qualidade em IPSS
  • Práticas do Sistema de Gestão da Qualidade em IPSS
  • Implementação de Projetos de Intervenção – Projetos sociais /duração temporal

DURAÇÃO: 50h

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