Gestão de IPSS
Na atualidade, face ao envelhecimento e às necessidades prementes de uma melhor gestão de IPSS, é necessário dotar as pessoas de ferramentas que lhes permitam atender aos interesses dos utentes e ao seu envelhecimento ativo. Este curso visa, desta forma, completar eventuais lacunas na gestão de IPSS e direcioná-la para uma vertente mais humanizada e proativa.
Destinatários
A formação em Gestão de IPSS destina-se a profissionais e estudantes universitários, a frequentar o último ano de licenciatura e/ou mestrado integrado, em ciências sociais e humanas (psicologia, serviço social, educação social, sociologia, direito e outros). Destina-se igualmente a dirigentes associativos, diretores técnicos, técnicos superiores, coordenadores de serviço que desempenham ou pretendam vir a desempenhar funções de gestão em instituições do terceiro setor.
- Objetivos
- Conteúdos
- Duração
- Identificar e caracterizar as Instituições que constituem o terceiro setor – economia social;
- Adquirir noções de planeamento estratégico e de preparação, gestão e avaliação de projetos com base em metodologias participativas e potenciadoras de inovação social;
- Desenvolver competências de gestão de recursos humanos de forma estratégica;
- Adquirir competências de Gestão da Qualidade com base no “Modelo de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais” e por referenciais internacionais (ISO 9001);
- Realizar casos práticos tendo sempre por base, uma perspetiva real, crítica e comparativa.
- Introdução à Economia Social – Terceiro Setor
- Mudança Organizacional – Gestão de Pessoas
- Gestão de Recursos Humanos
- Princípios de Gestão de Qualidade em IPSS
- Práticas do Sistema de Gestão da Qualidade em IPSS
- Implementação de Projetos de Intervenção – Projetos sociais /duração temporal
DURAÇÃO: 50h