Trabalhos em Altura

A Diretiva n.º 2001/45/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Junho, alterou pela segunda vez a Diretiva n.º 89/655/CEE, a qual regulamenta a utilização de equipamentos destinados à execução de trabalhos em altura, para proteger a segurança e saúde dos trabalhadores. A execução de trabalhos em altura expõe os trabalhadores a riscos elevados, particularmente quedas, frequentemente com consequências graves para os sinistrados e que representam uma percentagem elevada de acidentes de trabalho.

As escadas, os andaimes e as cordas constituem os equipamentos habitualmente utilizados na execução de trabalhos temporários em altura. Segundo o decreto-lei 50/2005, a segurança no trabalho depende ainda de adequada formação dos trabalhadores que utilizam os referidos equipamentos, a qual constitui uma obrigação dos empregadores de acordo com o regime geral do Código do Trabalho.

Para realizar trabalhos em altura é necessário contar com um sistema de segurança ou sistema anti-quedas: conjunto de EPI’s que permitem parar a queda de um operário em condições de segurança.

Neste curso serão abordadas um conjunto de princípios teóricos, dados, métodos e ferramentas que permitirão aos participantes a aquisição de conhecimentos e competências relativas a várias temáticas enquadráveis na área da Segurança nos Trabalho em Altura.

Este curso caracteriza-se por ser de interesse e utilidade transversal a todas as atividades laborais, quer estas se situem no domínio da indústria, do comércio ou dos serviços.

Destinatários

Todos as pessoas que, no âmbito da sua atividade executem trabalhos em altura onde haja risco de queda.

Este curso permite ainda a atualização científica e técnica para evitar a suspensão por parte da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) do seu Título Profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho (TSST) ou de Técnico de Segurança no Trabalho (TSST) uma vez que se enquadra na formação na área.

  • Inúmeras atividades profissionais e de lazer colocam pessoas em risco de queda em altura.

  • As estatísticas evidenciam a frequência e a gravidade dos acidentes associados a Trabalhos em Altura.

  • Torna-se por isso importante considerar os fatores de risco que lhes estão associados, as medidas preventivas para os evitar e proporcionar o treino prático necessário para dominar as técnicas de progressão e posicionamento para trabalhar em altura com segurança.

  • No final deste curso os formandos deverão ser capazes de desempenhar as suas tarefas ligadas aos trabalhos em altura, em condições de segurança.

  • Conceitos gerais, riscos e legislação/ regulamentação nos trabalhos em altura;
  • Avaliação do risco, medidas preventivas e de proteção adequadas em trabalhos em altura;

DURAÇÃO: 40h (Online)

DGERT-original