Gestão e Organização do Tempo

Com o momento pandémico que atravessamos tornou-se imperativo a adoção de novos hábitos, rotinas, atitudes e até diferentes formas de trabalhar. Mas será que o teletrabalho, ou o trabalho remoto pode ser entendido como uma vantagem para a maioria da população? A resposta depende de inúmeros fatores.

Sabemos atualmente que a linha que separa o teletrabalho e a vida pessoal e familiar pode tornar-se extremamente ténue, com a desregulação dos horários de trabalho, o insuficiente relacionamento interpessoal entre os demais da organização, a ausência de limites entre o trabalho e a vida pessoal. É tão simples quanto perigoso deixar que o seu trabalho esteja sempre presente na sua vida e na vida da sua família, interferindo e condicionando a convivência familiar.

Quando isso acontece, como devemos proceder? Simples, através de uma gestão equilibrada do seu tempo, organizando as suas rotinas, o seu espaço de trabalho e a forma como encara a sua vida profissional.

Pretende-se, com esta ação formativa, dar a conhecer técnicas/estratégias para fazer uma gestão eficaz do tempo em trabalho remoto, sem que este interfira de forma negativa com os domínios da sua vida mais privada.

Destinatários

Todos os profissionais que pretendam incrementar o seu desempenho profissional e pessoal em situação de teletrabalho, através de uma correta e eficaz gestão de tempo e organização do trabalho.

  • Reconhecer o perfil do teletrabalhador
  • Identificar as vantagens e desvantagens do trabalho realizado remotamente
  • Enumerar situações que o possam ajudar a trabalhar remotamente de uma forma mais saudável
  • Planear o seu dia-a-dia e definir objetivos claros e realistas
  • Dizer “não” de forma assertiva, a situações que estão fora do seu plano e dos objetivos definidos para determinada situação
  • Identificar desperdiçadores de tempo e saber como eliminá-los
  • Gerir de forma eficaz o seu tempo em situação de teletrabalho
  • Enquadramento da situação pandémica
      -definição de conceitos
      -fases da pandemia
  • Como atuar perante uma pandemia
      -procedimentos de segurança e saúde no trabalho
      -como elaborar um plano de contingência
      -adaptação do contexto laboral ao teletrabalho
  • Estratégias de atuação perante o confinamento
      -o isolamento social
      -motivação e produtividade

DURAÇÃO: 20h (Online) 

DGERT-original