Elaboração do Plano de Contingência - COVID-19 - normas DGS

O Plano de Contingência é elaborado com o objetivo de responder ao cenário de pandemia pelo novo coronavírus Covid-19, e define as medidas a adotar pelas empresas, bem como os procedimentos a adotar por todos os envolvidos, dotando os mesmos dos meios para efetuar uma prevenção ativa, uma deteção precoce, e contribuindo para contenção do contágio, reduzindo de forma significativa os riscos devido à exposição ao vírus, contribuído de forma incisiva para o bem estar e saúde dos colaboradores e da sociedade em geral.

Destinatários

Responsáveis nas empresas que dão apoio aos serviços de segurança e saúde no trabalho. Responsáveis de vigilância e segurança. Todos os que exerçam atividade laboral estejam inseridos em contexto empresarial, em contacto com outros colaboradores e/ou clientes.

  • Orientar a implementação das medidas de prevenção e controlo do COVID-19 e de saúde ocupacional, de acordo com as normas da DGS
  • Otimizar a utilização de instalações e serviços e planear a sua maximização de acordo com a necessidade
  • Implementar as medidas de prevenção e proteção dos trabalhadores, clientes e fornecedores, garantindo o cumprimento, em todas as fases de implementação, do plano de contingência
  • Avaliação dos riscos
  • Política, planeamento e organização
  • Articulação com diferentes estruturas do sistema de saúde, do trabalho, da economia e autoridades competentes
  • Responsabilidade e aprovação do plano
  • Disponibilização, divulgação e atualização do plano (diversos canais)

DURAÇÃO:   5h (Online)

DGERT-original